You are here
Home > Projetos > Os Reis do Cururu

Os Reis do Cururu

“OS REIS DO CURURU”

O PROJETO

 CP4

O projeto COLEÇÃO TURMA CAIPIRA Os Reis do Cururu” trás os cantadores de Cururu remanescentes no interior do estado de São Paulo e que ainda hoje conduzem essa rica tradição cultural Paulista se apresentando pelos bairros da zona rural na região de Tietê, Cerquilho, Capivari, Laranjal e Piracicaba, durante a passagem da “Bandeira do Divino”, de poso em poso, dia á dia entre os meses de outubro, novembro até o último sábado do ano em dezembro quando acontece o “Encontro das Canoas” nas águas do rio Tietê. Típico representante da Cultura Folclórica Regional Paulista o Cururu permanece forte e bem representado, neste CD apresentamos ícones do gênero Paulista; Carniel e Zé Farcci (Tietê), Buenão e Zé Pinto (Tatui), Moacir Siqueira  (Piracicaba) todos cantadores tradicionais de Cururu vindos da pura tradição folclórica passada entre as gerações, estes artistas são representantes legítimos e remanescente contemporâneos de uma tradição de mais de 170 anos na região do alto médio Tietê. O CD é um documentário explicativo cantado, apresentando músicas e narrações dos próprios artistas, que contam de maneira lúdica e desprendidamente caipira a história dessa tradição, suas técnicas, regras verbais e musicais, hierarquias e curiosidades que em vários momentos se confundem com a própria trajetória de vida de cada um deles, seja na música, na religiosidade ou no convívio social folclórico caipira, onde os conhecimentos são transmitidos oralmente de forma tradicional. Os dois violeiros que participarão deste projeto acompanhando os cantadores são; “Carlinho do Divino”, “Du da Viola”,  Tony viola e Toninho Paes, largamente reconhecidos e com um currículo folclórico de experiências em apresentações com cantadores como; Jonata Neto, Moacir Siqueira, Luizinho Rosa, João Massarana entre outros. São dezesseis faixas, oito desafios e oito narrativas que descrevem a história do cururu de maneira cronológica e gradativa, cada artista terá participação em quatro faixas, dois desafios e duas narrativas.

 

 

A COLEÇÃO TURMA CAIPIRA;

A Coleção Turma Caipira tem como principal objetivo resgatar e registrar de forma digital com o auxílio da tecnologia todas as principais manifestações culturais Paulistas e suas tangentes bem com sua origem e área de manifestação no nosso estado. A coleção se apresenta em CD e é uma continuidade moderna da pioneira coleção caipira de Cornélio Pires lançada entre 1929 e 1935. Os registros são originais e seguem a tradição folclórica resgatando alguns elementos como a oralidade e o contador de histórias tão distantes hoje e não menos necessário nos dias de modernidade. O projeto tem como meta estreitar os espaços entre as novas gerações e o folclore paulista, apresentando para o jovem as tradições centenárias registradas em mídia moderna e contemporânea. Despertar nas novas gerações através da tecnologia aplicada na viola e repente a vontade de continuar conduzindo e levando o estandarte do folclore Paulista. O primeiro volume da coleção intitulado “O Folião e os Dois Meninos”, foi um sucesso e teve repercussão na  mídia estadual e nacional.

 

O projeto também reinaugura e trás para o conhecimento das novas gerações a coleção “Turma Caipira” a famosa série de disco com o rótulo vermelho, o que resgata a historia de mais de oitenta anos da musica raiz no Brasil bem como a valorização das iniciativas de resgate cultural e histórico.

Através do produto CD, que é uma tecnologia moderna, e de fácil acesso o projeto COLEÇÃO TURMA CAIPIRA “Os Reis do Cururu” será o segundo volume da coleção e  atingirá várias faixas de público, tanto os mais velhos e nostálgicos, quantos os mais novos, principalmente os adolescentes e estudantes, como fonte de pesquisa e incentivo á participar de qualquer movimento que engloba o projeto, seja ele musical, caipira, histórico, cultural ou religioso. Destacando o elemento musica e viola caipira, o projeto tem também como objetivo incentivar as novas gerações á participarem como multiplicadores de conhecimento e divulgadores do folclore paulista e regional tendo como principal bandeira o orgulho dos elementos que formam a alma do folclore paulista.

 

Deixe uma resposta

Top