You are here
Home > Turismo Caipira > Turismo Caipira

Turismo Caipira

À 140km em linha reta da capital São Paulo, cortada por quase trinta quilômetros pelo rio que leva o seu nome, encontra-se a bela cidade de Tietê. Fundada por bandeirantes, é berço de tradições e costumes peculiares ainda reverenciados e cultivados pelos seus moradores. Tietê tem como codinome “Cidade Jardim” e carrega o estandarte da terra da música caipira no Brasil, pois tendo seu filho ilustre Cornélio Pires, pai da música caipira no Brasil e bandeirante do folclore paulista, o município é hospitaleiro e aconchegante, com diversas atividades turísticas e culturais como o roteiro das igrejas, o belo jardim, parque ecológico e um dos únicos no Brasil que possui um museu com o título de “Histórico, Folclórico e Pedagógico.

 

Terra de grandes artistas como Camargo Guarnieri, Fred Jorge, Marcelo Tupynambá que são reconhecidos mundialmente e devidamente homenageados todos os anos em suas respectivas semanas em Tietê.

 

No cenário religioso, Tietê contribui expressivamente, em Setembro acontece a “festa de São Benedito”, organizada pela “Irmandade de São Benedito” que é a irmandade mais antiga registrada em cartório no pais. O município recebe cerca de 60 mil pessoas entre fiéis, irmandades e turistas e é considerada a maior manifestação religiosa e cultural da comunidade negra no Brasil.

 

Também em caráter religioso, no último sábado do ano, acontece ás margens do rio Tietê o tradicional “Encontro das Canoas”  encerando os festejos do “Divino Espírito Santo”, evento que trás em suas atrações apresentações de manifestação folclórica como “Cururu”, “Folião” e o “Batuque de Umbigada”.

 

Tietê é uma das oito cidades que estão no “Roteiro dos Bandeirantes”, e sua participação é de sua importância para a rica história de construção e desenvolvimento sócio – cultural para o estado e pais.

 

PROPOSTA DE ROTEIRO TURÍSTICO

 

9 hs – Recepcão na praça central Dr. Elias Garcia com acompanhamento de guia turístico.

  • VISITA Á CENTENÁRIA “CAPELA DE SÃO BENEDITO”

Atividades;

Apresentação da capela, a história da irmandade em Tietê e a importância da comunidade negra em Tietê (sócio, econômica e cultural), fundação, características arquitetônicas, curiosidades como a lâmpada que nunca apaga, histórias das imagens na capela, apresentação da relíquia de São Benedito (fragmento original da unha de São Benedito vinda da Itália exposta na capela), o batuque de umbigada.

 

  • VISITA Á IGREJA MATRIZ

Atividades;

Apresentação da história da fundação de Tietê e sua ligação com a “Santíssima Trindade”, fundação da igreja, arquitetura, referências artísticas e culturais dos afrescos pintados no Altar Mor, apresentação das imagens do período do Barroco e Bandeirantista.

 

  • VISITA Á PRAÇA Dr. ELIAS GARCIA

Atividades;

Apresentação da Praça e a relação com o município de Tietê – “Cidade Jardim”, arquitetura, ano de fundação, curiosidades, o “coreto” e suas fontes, curiosidades como as palmeiras imperiais trazidas por Dom Pedro II em sua passagem pela cidade no final do século XIX, apresentação dos bustos e estátuas das grandes personalidades Tieteenses e breve história da trajetória particular de cada um; Camargo Guarnieri, Marcelo Tupinambá, Fred Jorge e Cornélio Pires.

 

  • Os três percursos serão feitos á pé.
  • Todos estão em um raio de 100 á 300 metros.
  • Tempo máximo total previsto para o percurso 2h (duas horas).

 

(Parada para almoço caipira no “Recanto do Primo”)

Show Caipira de viola durante o almoço com

“Pedro Massa e a Turma Caipira de Cornélio Pires”

Apresenta;

“O BRASIL CABOCLO DE CORNÉLIO PIRES”

O show tem como tema um passeio pelo repertório tradicional caipira Brasileiro começando com as primeiras modas gravadas por Cornélio Pires em 1929 até as tradicionais e conhecidas modas do cancioneiro popular como; Romaria (Renato Teixeira), Tocando em Frente (Almir Sater), Vide, Vida Marvada (Rolando Boldrin), O Rio de Piracicaba, Menino da Porteira entre outras.

O show é profissional, com músicos profissionais e já foi recebido como referência em música e cultura raiz, em diversas cidades do interior através do projeto “Todos os Tons” realizado pelos SESCs nas principais cidades do estado.

 

  • O tempo estimado do show é aproximadamente 1h e 30min
  • O show tem como infraestrutura equipamento de som, luz e cenário.

 

VISITA NO “PARQUE ECOLÓGICO CORNÉLIO PIRES”

Atividades;

  • Visita á casa de Cornélio Pires;

Exibição do documentário;

“Cornélio Pires, vida e obra tieteense”.

 

  • Apresentação do parque, fundação e história.
  • Visita á olaria de Cornélio Pires
  • Atividades livre;

– Passeio trilha á beira do rio Tietê

– Pescaria nos tanques do parque

 

Atividade de encerramento;

Café Tradicional Caipira com roda de viola

  • Apresentação de viola e sarau com poesias de

Cornélio Pires

 

Deixe uma resposta

Top